quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Big Years e outras competições

O Big Year é uma competição entre os observadores de aves para ver quem consegue observar o maior número de espécies num ano, numa determinada área geográfica. Os norte americanos levam estas competições muito a sério que até já fizeram um filme intitulado "The Big Year", com os actores Owen Wilson, Jack Black, Steve Martin.


Em 2015, o norte americano Noah Strycker bateu o record de 4341 espécies detido pelo casal Inglês, Ruth Miller e Alan Davies. O objectivo de Noah era observar 5000 espécies no ano de 2015 em todo o mundo. A 26 de Outubro atingiu o seu objectivo e ainda lhe faltavam 66 dias. Continuou a sua demanda e conseguiu estabelecer um novo record - 6042 espécies. Impressionante. Para tal proeza viajou por 41 países nos sete continentes.

Em 2016 é a vez do holandês Arjan Dwarshuis, tentar estabelecer um novo record mundial. Acompanhem as espécies que vai observando neste link no site observation.org. Arjan conta com a colaboração da Vogelbescherming Nederland and theDutch Birding Association e iniciou uma campanha de crowdfunding para angariar verbas para apoiar o "Preventing Extinctions Programme", da Birdlife.

Agrada-me a ideia de se fazerem competições do género Big Year ou Big Day em que os participantes estão envolvidos em campanhas de angariação de fundos para projectos de conservação. Veja-se o exemplo do World Series of Birding ou o Champions of the flyway, onde são angariados milhares de euros.

Esta coisa do Big Year é contagiante e eu também estou com vontade de fazer um Big Year mundial. Mas ainda não vai ser este ano. Acho que me vou ficar por um Big Year em Portugal e não tentar bater record nenhum. Simplesmente contemplar as aves e registar o que vejo no eBird. Podem também ir acompanhando os meus esforços no site do Bubo.org.


BUBO Listing www.bubo.org





Nesta lista vou colocando as espécies raras ou que nunca vi, que vão sendo observadas em Portugal durante 2016 e que me faltam para a lista deste ano.


Mobelha-grande (Gavia immer)

Olho-dourado-de-touca (Bucephala albeola)

Gaivota-prateada (Larus argentatus)

Gaivota-prateada-americana (Larus argentatus smithsonianus)

Merganso-capuchinho (Lophodytes cucullatus)

Tartaranhão-pálido (Circus macrourus)

Caturro (Aythya collaris)

Crested Myna (Acridotheres cristatellus)

Pardal-das-neves (Montifringilla nivalis)


EmoticonEmoticon